AFYtouricn

1. Come On Get Up
2. You Ain’t Right
3. All For You
4. Love Will Never Do (Without You)
5. Trust A Try
6. Come Back To Me
7. Let’s Wait Awhile
8. Again
9. Whimsical Medley
10. Son of a Gun (I Betcha Think This Song Is About You)
11. Got ‘til It’s Gone
12. That’s The Way Love Goes
13. Control Medley
14. Alright
15. Love Scene (Ooh Baby) [Interlude]
16. Would You Mind
17. If
18. Black Cat
19. Rhythm Nation
20. Doesn’t Really Matter
21. Someone To Call My Lover
22. Together Again

TOUR

O ano de 2001 foi uma temporada e tanto para os amantes da música pop! Diversos artistas estavam lançando álbuns, estabelecendo-se no mercado ou entrando em turnê. E para Janet Jackson não foi diferente. Após o lançamento do All For You, seu álbum mais popular da década, a cantora anunciou uma nova turnê mundial. Longe da estrada desde 1998, os fãs e a mídia estavam muito ansiosos para ver o que a Sra. Jackson iria aprontar dessa vez.

AFYtouricn5

Depois de meses de ensaios, que chegaram a acontecer duas vezes por dia, Janet estreou a All For You Tour, em Portland, nos Estados Unidos. O canal de música VH1 fez a cobertura do show, mostrando alguns bastidores, a ansiedade dos fãs e as primeiras músicas cantadas por Janet naquela noite. A cantora já havia passados dos 30 anos, mas continuava a todo vapor! As críticas foram positivas. Muitos veículos de informação deram destaque à energia que Janet apresentava no palco e ao seu corpo super definido. Madonna também estava em turnê naquele ano, pela primeira vez desde 1993, e as comparações foram inevitáveis. Alguns críticos diziam que Madonna apresentava um condicionamento físico invejável e um grande espetáculo visual e tecnológico, enquanto Janet apostava naquilo que sabia fazer melhor: dançar.

E a dança era realmente o foco dessa vez. Janet apresentava 26 músicas todas as noites e os momentos em que a cantora ficava parada no palco eram poucos. Todos os grandes hits estavam lá, além de muitas faixas retiradas de seu último trabalho. Um dos momentos mais esperados do novo show era a performance de ‘Would You Mind’, em que a caçula da família Jackson escolhia um membro da plateia para se juntar a ela no palco. Usando uma roupa de latex justíssima, Janet provocava o escolhido e mostrava de todas as maneiras possíveis quem mandava ali! A performance gerou certa controvérsia entre os mais conservadores, mas o público adorava e Janet nunca foi de mudar seus planos para agradar alguém.

AFYtouricn4

O palco foi desenvolvido pela cantora em parceria com Mark Fischer, famoso arquiteto responsável por dar vida a outros grandes espetáculos como os de Tina Turner, U2 e Pink Floyd, e com quem já havia trabalhado na The Velvet Rope Tour. Era a maior estrutura de show da carreira de Janet. A primeira vista tudo parecia bem simples, o palco possuía apenas um nível e um grande telão fixo ao fundo. Mas conforme o show avançava, um grandioso jardim era inflado em poucos segundos, escadas e plataformas se erguiam do chão e até uma cidade futurística aparecia ao fundo, transportando a plateia para algum lugar da Ásia.

Mas como nem tudo são flores… Todas as datas agendadas para novembro e dezembro foram canceladas devido ao atentado de 11 de setembro e os planos de estender a turnê para a Europa foram abortados. O único país além dos EUA e Canadá que recebeu o show foi o Japão, em janeiro de 2002. A turnê chegou ao fim após 72 apresentações em fevereiro de 2002, no Havaí. O show foi transmitido ao vivo pela HBO, batendo recordes de audiência e tendo a participação especial de Missy Elliot. Seis meses depois o registro foi lançado em DVD e VHS. Além do show na íntegra, o vídeo trazia uma entrevista com Janet, galeria de fotos e registros da performance de ‘Would You Mind’ em diversas cidades.