biog1

Janet Damita Jo Jackson veio ao mundo em 16 de maio de 1966. Bem como seus oito irmãos mais velhos, nasceu na região metropolitana de Chicago, na cidade de Gary, no estado norte-americano de Indiana. Lá, seu pai Joe trabalhava na indústria metalúrgica, uma das marcas da região. Porém, o interesse da família logo se voltou à música. Os Jackson 5 começaram a fazer sucesso e a caçula do clã não ficou muito tempo no meio-oeste. Ainda criança, eles se mudaram para Encino, na costa oeste, e Janet foi criada na Califórnia. Sua infância foi mais tranquila do que a de seus irmãos. Ela pôde frequentar escolas, passar muito mais tempo com sua mãe e até assistia o desenho dos Jackson 5 na televisão! Mas, mesmo assim, a fama não demorou a chegar.

biog6

A caçula começou a ir ao programa de TV da família, entrando para o seriado Good Times (muito famoso entre a comunidade negra), onde ficou conhecida como a pequena Penny. Também passou por outros seriados, como: A New Kind of Family e Diff’rent Strokes (conhecido no Brasil como ‘Arnold’). Janet já se identificava como atriz, mas seu pai tinha mais ambições para ela: a carreira de cantora. E sem ainda ter qualquer identidade que o ligasse à artista que mais tarde Janet viria a ser, o álbum Janet Jackson foi lançado em 1982. Mas o disco não obteve o sucesso esperado, tendo um desempenho mediano nas paradas. Apática com relação aos rumos de sua carreira, ela entrou para o elenco do seriado Fame.

biog7

Sem ter mais disposição para continuar sendo controlada de perto pelo seu pai, Janet tomou uma importante decisão, em 1984, e se casou com James DeBarge, do famoso grupo musical DeBarge, na época do lançamento de seu segundo álbum de estúdio – Dream Street. O casamento, porém, não deu certo. James tinha problemas com drogas e a convivência não era mais saudável. Após o divórcio, Janet não quis voltar ao domínio de Joe e o demitiu do posto de assessor de sua carreira. Contratou um dos empresários da gravadora A&M, que a apresentou para a dupla de produtores Jimmy Jam & Terry Lewis, de Minneapolis. Desde então, Janet entrou para história da música. O álbum Control a levou ao estrelato, chegando posteriormente aos 100 milhões de discos vendidos mundialmente. Ela também emplacou filmes blockbusters, turnês avassaladoras e até um livro best-seller.

biog8

Em 1991, casou-se secretamente com o mexicano René Elizondo Jr., que havia conhecido no meio dos anos 80. René foi uma influência criativa muito grande em sua carreira, dirigindo clipes e compondo canções junto com ela. Eles se separaram em 1999 e o casamento só veio a público quando ele entrou com pedido de divórcio, em 2000. O pedido de indenização multimilionário gerou a música ‘Son of a Gun’ – embora Janet negue que se refira a ele. Em 2001, Janet Jackson gravou o remix de ‘Someone To Call My Lover’ com o produtor Jermaine Dupri, famoso por hits de Mariah Carey e Usher. Em uma festa de aniversário, ele a presenteou com um pager de última geração, realizando seu desejo na época. Do presente, surgiu um relacionamento que durou até 2009, terminando de maneira amigável. JD também participou ativamente de sua carreira, especialmente no álbum 20 Y.O., produzindo para Janet após o rompimento da relação.

biog5

Em 2013, Janet se casou com o empresário catarense Wissam Al Mana, que conheceu nos anos 2000 – dado o interesse de ambos por moda. Desde então, Janet viveu uma vida mais reservada no Oriente Médio, até o anúncio de seu novo projeto, em 16 de Maio de 2015.