Home > 01. Music News > EW : 6 Detalhes sobre “Unbreakable”

EW : 6 Detalhes sobre “Unbreakable”

Jimmy Jam e Terry Lewis dividiram com a Entertainment Weekly seis detalhes exclusivos sobre o novo álbum da Janet Jackson. Nós sabemos que o primeiro single é ‘No Sleeep‘, já conhecemos a música chamada ‘The Great Forever‘, e sabemos da turnê que começa nesta segunda. Vamos ver as novidades.


  1. No Sleeep quase não entrou no álbum.
  2. O primeiro single do álbum foi uma ideia que ocorreu mais tarde. “‘No Sleeep’, [Sem Dormir] se chama assim porque eram cinco da manhã, tínhamos acabado de completar um dia de trabalho e eu ainda estava acordado. Então eu estava brincando com sons diferentes e desenvolvi o rascunho da música,” explica Jam (cujo nome é James Harris III). Aquele pedaço de melodia foi arquivado até que Lewis foi procurar algo no computador de Jam e encontrou o arquivo. “Ele pôs a música pra tocar, que começou alto, e Janet disse, ‘Oh, o que é isso?‘ Eu disse que era uma faixa que eu tinha feito há mais ou menos dois meses, e ela ficou tipo… ‘Você não mostrou para mim!‘ Não foi finalizada, era só uma idéia,” Jam diz. “Então Terry me pediu que fizesse uma melodia, e evoluiu daí. Janet adorou — a sensação que ela teve quando ouviu é o sentimento que ela queria que os fãs tivessem. Uma sensação calorosa, acolhedora, sensual. Mas a canção foi quase esquecida.”

  3. Há uma canção chamada “Night”.
  4. O processo de re-descoberta que o trio Jackson, Jam e Lewis teve em “No Sleeep” aconteceu novamente quando estavam trabalhando em outra canção, e, no fim das contas, dependeu da expressão física de Jackson. “Fizemos outra canção que chama-se ‘Night‘. Não tínhamos feito um final para ela,” diz Jam.” Então eu tive a ideia de um final e contei para ela. Trabalhei um pouco, então passei para o Terry, e estávamos mostrando para ela algumas coisas só para que soubesse a que pé estávamos, e quando esse final tocou, que ela não tinha ouvido, aconteceu a mesma coisa: sorriso enorme, dançando pela sala. Ela adorou. Para mim, como um colaborador, é a melhor sensação do mundo quando você consegue fazer algo que a toca assim. Isso é o que você quer.”

  5. Janet já tinha o conceito de “Unbreakable” em mente quando começou o projeto.
  6. As sessões do álbum novo começaram com Jackson explicando uma ideia do conceito para Jam e Lewis. “Ela nos contou qual era seu conceito, e como sempre, começamos a fazer música”, diz Lewis. “Nós não tentamos concretizar diretamente um conceito até esse momento. Tentamos ser criativos , começar a gravar e fazer o que parece bom musicalmente. Ela veio com o conceito, e este foi o tema inicial de onde começamos.”




  7. As letras do álbum são profundamente pessoais.
  8. Lewis diz que o conceito de ‘Unbreakable’ vai ser amplo e permitir que Jackson expresse um pouco de si mesma. “É um conceito bem amplo”, explica ele. “Você pode pensar nisso de muitas maneiras diferentes. Algumas pessoas pensam em inquebrável como sendo duro, mas acho que inquebrável é só poder ser vulnerável e ser capaz de suportar o que acontece com você. Ela viveu muitas coisas nos últimos anos.”

  9. A turnê e o álbum foram frequentemente planejados ao mesmo tempo.
  10. Jam mencionou que haviam dias, especialmente no fim da gravação do álbum, em que Janet trabalhava o dia todo nos ensaios para o show e, depois, voltava ao estúdio para finalizar ideias para o disco.

  11. Unbreakable não soa igual nenhum a álbum anterior da Janet Jackson.
  12. Tanto Jam quanto Lewis acreditam que os fãs serão surpreendidos com as diferentes facetas de Jackson que aparecem no álbum, mas no fim das contas todas as peças estarão lá. “Eu acho que é totalmente diferente dos seus outros álbuns,” diz Jam. “Mas ainda é a cara dela. Afinal, reforço isso. O legal do álbum é que toca em vários pontos diferentes mas, no final das contas, é a Janet pura.”

Leave a Reply