JANETtouricn

1. If
2. What Have You Done for Me Lately
3. Nasty
4. Let’s Wait Awhile
5. Come Back To Me
6. Throb
7. Whimsical Medley
When I Think of You / Escapade / Miss You Much

8. Love Will Never Do (Without You)
9. Alright
10. What I’ll Do
11. Any Time, Any Place
12. Where Are You Now *
13. Again
14. And On and On *
15. Black Cat
16. Rhythm Nation
17. This Time
18. That’s The Way Love Goes
19. New Agenda *
20. Because Of Love
21. You Want This
22. Whoops Now *

* Performed only on a few shows

TOUR

O ano era 1993. Após o sucesso alcançado com Rhythm Nation, os próximos passos da carreira de Janet lhe concederiam o posto de mulher mais influente da música. Depois de se aventurar no cinema estrelando o longa “Poetic Justice”, Janet disse ter sentido a necessidade de falar sobre o amor de uma maneira mais ampla, como ainda não havia feito. Compor sobre os altos e baixos e as diferentes formas de se sentir e fazer amor. Sobre este pretexto, nasceu o álbum “janet.”, com seis singles de sucesso, milhões de cópias vendidas e uma das capas mais icônicas da história na revista Rolling Stone – Janet estava com tudo para dar o seu melhor no palco mais uma vez. Após uma viagem para Barcelona, onde observou à obra de Antoni Gaudí, a inspiração já caminhava ao seu lado. E em 24 de novembro de 1993, na cidade de Cincinnati, nos EUA, a janet. World Tour teve inicio.

Definida pela própria cantora e seus dançarinos como uma grande festa, a Janet. World Tour celebrava os diferentes lados do amor. Do fetiche sexual ao coração partido, da traição ao permitir se apaixonar novamente. O novo show era totalmente diferente do anterior, muito mais alegre, colorido e com uma estrutura também muito maior. Além do número de pessoas na equipe, banda e dançarinos, o palco era um espetáculo à parte. Desde essa época Janet já se mostrava pioneira e antenada em novas tecnologias e foi uma das primeiras artistas pop a utilizar telões para compor o cenário dos shows. As três telas que ficavam no fundo do palco eram móveis e também serviam de elevadores. Nelas passavam trechos de clipes ou backdrops produzidos especialmente para a turnê.

JANETtouricn2

O setlist passeava por toda a carreira de Janet até aquele momento, sem deixar nenhum hit de fora e ainda incluindo faixas do álbum que não foram lançadas comercialmente, como ‘This Time’ e ‘Throb’, uma das favoritas de muitos fãs até hoje. Pela primeira vez, Janet começou a chamar os fãs para participar dos momentos mais quentes do show: durante ‘Any Time, Any Place’ os dançarinos traziam alguém da plateia ao palco e Janet cantava para o sortudo. A partir daí, todas as turnês teriam momentos como este, com exceção da Number Ones: Up Close and Personal, de 2011.

A janet. World Tour não possui registro oficial lançado. Até hoje, a cantora demonstra arrependimento e interesse em lançar esta e a Rhythm Nation Tour em DVD, mas isso ainda não aconteceu. Várias filmagens e gravações amadoras de áudio (os chamados bootlegs) caíram na internet com o passar do tempo e podemos encontrar muitos trechos profissionais que eram utilizados pela MTV e outros canais de TV em matérias especiais sobre o show, algo muito comum nos anos 90. Na época, a Pioneer fechou contratos de exclusividade com diversos artistas como Janet e Madonna para lançar seus shows em LaserDisc, uma tecnologia precedente ao DVD. Mas muito material que foi lançado em LD nunca chegou aos VHS ou DVDs, como a famosa Blond Ambition Tour, de Madonna. No caso de Janet, nem os LaserDiscs foram lançados. Esse tipo de tecnologia não teve muito sucesso e logo deixou de ser produzida e comercializada, sendo uma raridade hoje em dia, itens de colecionador.

JANETtouricn5

Favorita de muitos fãs, a janet. World Tour teve 123 datas, dividas em cinco partes entre os anos de 1993 a 1995. Arrecadou aproximadamente 141,5 milhões de dólares, o que hoje seria em torno de 230 milhões.