Home > 02. Life & Style > Janet Jackson – Inacreditável. Indetenível. Inquebrável.

Janet Jackson – Inacreditável. Indetenível. Inquebrável.

Janet Jackson Emirates Woman
Já é difícil acreditar que a Janet Jackson completou 50 anos no mês passado. E então a popstar consegue criar mais ondas de choque com o recente anúncio de sua gravidez. A Emirates Woman conseguiu dar uma olhada nos detalhes da vida enigmática de uma mulher tão misteriosa.

Texto: Lyndsey Steven
Fotografia: Louis Christopher
Stylist: Robert Behar
Direção: Jade Sprowson

“Mas ninguém vai achar a Srta. Jackson”, cantou o Panic! At The Disco em 2013 no seu sucesso ‘Miss Jackson’. Eles estavam certíssimos. Enquanto a equipe da Emirates Woman estava se preparando para produzir e dirigir nosso ensaio da capa – extraindo o lado mais brincalhão de Janet no processo – na maior parte do tempo ela foi docemente dengosa e extremamente recatada, retirando-se para um santuário longe da multidão enlouquecedora.

E então o cenário foi ajeitado da mesma maneira em um evento muito íntimo para Janet Jackson numa suíte no hotel Armani, em Dubai, para ela mostrar sua novíssima linha de diamantes Unbreakable, juntamente com o sócio Paul Raps, da Paul Raps New York. Os convidados VIP se esticavam para conseguir ver uma das mulheres mais reconhecíveis e célebres do mundo – tão famosa que acompanhantes, gerentes e uma infinidade de assessores de mídia são indispensáveis para esta estrela refinada.

Janet Jackson Emirates Woman

De acordo com o seu parceiro de negócios, a natureza de Janet brilha em harmonia com a coleção: “Janet é verdadeiramente uma pessoa especial, graciosa,” diz Paul. ‘ Depois de ter o prazer de conhecer a Janet, foi então que eu percebi que o seu prestígio, elegância, classe e apreço pela perfeição foram as personificações mais ideais para representar a linha mais exclusiva, belamente requintada de jóias com diamantes extraordinariamente projetados”.

Unbreakable (Inquebrável) – também o nome do mais recente álbum de Janet e sua turnê, que agora foi posta em modo de espera – reflete todos os aspectos do artista. De acordo com Jimmy Jam, de Jimmy Jam & Terry Lewis, equipe de produção e composição associada à Janet Jackson desde a década de 1980: “ele fala sobre seu vínculo indissolúvel com seus fãs e sua família, com a sua fé e com os amigos dela. E também acho que é um álbum para o qual você tem que viver muito a vida a fim de realmente ser capaz de verbalizar e escrever esses pensamentos”.

De volta no Hotel Armani e uma Janet de rosto resplandecente surge por trás de portas fechadas com seu marido bilionário do Catar, Wissam Al Mana, que galantemente a acompanha através da sala; a estrela, vestido com uma abaya com o cabelo caindo pelas suas costas como uma Rapunzel dos dias modernos, enquanto protesta uma voz doce, suave, sobre o quão “tímida” ela é. Mas é possível que uma cantora e atriz premiada, que começou sua carreira como uma criancinha quando ela apareceu pela primeira vez no palco com o Jackson 5, possa realmente ser tão tímida?

Especialmente tendo em conta que ela cresceu no centro do atenções e acabou se tornando uma das artistas pop de maiores vendas na história com 35 hits #1 e cinco Grammys. Para não mencionar suas inúmeras performances na frente de milhares de fãs eletrizados e seus papéis de ação na telinha e na telona. Além disso, sua influência profícua em videoclipes, que cimentou o seu status como um ícone pop. Mesmo assim, Janet sempre foi um enigma.

Janet Jackson Emirates Woman

“Janet é muito tímida, mas só quando você não a conhece bem. Acho que quando você a conhece bem, ela não é tímida, “diz Jimmy sobre a caçula da família Jackson. Um de seus amigos mais antigos, ele coloca um ponto de vista diferente: “qualquer um que tenha estado torno de Janet por qualquer período de tempo vai te dizer a mesma coisa… Que ela é humilde demais. Ela não pedirá crédito pelas coisas que fez. Ela sempre dirá, ‘nós conseguimos’ em vez de ‘eu fiz isso’”, diz ele.

Claro, é um mito comum que todos os músicos e atores são extrovertidos. Muitos dos maiores artistas são, na verdade, muito reservados e é razoável que seja a música – mais importante, a música dela – que a deixe acesa. “Acho que a música realmente é a força para ela; é o porquê de ela se apresentar na frente das pessoas”, diz Jimmy da garotinha inocente que se tornou atriz e se tornou um dos pilares da música. “Ela gosta da energia e da resposta do público – ela sente o reconhecimento instantâneo de uma canção, o povo cantando junto com ela. É um ambiente amigável e ela sente que faz parte de um grupo, e se apresenta porque se sente confortável no palco.

E é aí que mora a dicotomia quando se trata de seus fãs. Por um lado ela é tão leal a eles quanto eles são a ela. Mas ela também está encontrando prazer em sua recente descoberta privacidade e sua vida mais quieta no Oriente Médio sendo a mulher do Wissam, 41 anos, que gerencia um império de 55 empresas envolvendo moda, mídia, engenharia e imóveis. (Um fato interessante: o economista Sam Wilkin escreveu em seu livro, ‘Wealth Secrets of One Percent’, que só existem 1.826 bilionários no mundo inteiro.) Arrasou, Janet.

Com fontes anunciando que Janet nunca antes cogitou ter filhos como uma parte “essencial” da sua “satisfação” e a revista MadameNoire escrevendo que ela nunca se desesperou por não ter filhos, dada a abundância de sobrinhas e sobrinhos em seu círculo familiar, alguns agora sugerem que esta é a sua nova circunstância e seu papel como uma mulher feliz e casada que a levaram a este anúncio feliz – apesar de inesperado.

Até suas mensagens nas redes sociais são frequentemente enigmas, cheios de dicas secretas de uma vida muito mais privada. Ao passo que Janet nunca declarou que, de fato, está grávida, ela anunciou em um vídeo na sua conta de Twitter (logo após o nosso ensaio) que ela e seu marido estavam “planejando sua família”, o que acarretava em adiar sua Turnê Unbreakable. “Estamos no meio da segunda leg da turnê e houve um imprevisto”, disse ela, “Eu tenho que descansar, ordens médicas, mas não me esqueci de vocês e continuarei a turnê assim que possível.”

Você tem que dar reconhecimento à mulher: apesar de toda a fama, ela notoriamente se manteve em privado – determinada em não tornar sua vida em alimento para os tablóides. Apesar disto, ou talvez por causa disto, ela sempre conseguiu nos surpreender. Ela fez tudo em sua carreira, se desvencilhando de seu pai e se tornando uma superstar por seu próprio mérito ao invés de ser conhecida como a irmãzinha do Michael (ela era sua amiga mais próxima e confidente – ele a chamava de Dunk [algo como tanajura]). Apesar de sua discrição em público, é claro que ela ainda atrai os holofotes.

“Ninguém coloca palavras na boca dela ou manda que ela cante ou dance ou aparente um determinado jeito”, diz Jimmy. “Ela está em total controle disto. Eu acho que você definitivamente vê um outro lado dela em frente das câmeras, mas ela é sempre muito honesta, é sempre o mesmo que vem do mesmo coração e da mesma alma.” Talvez seu enigma esteja na sua habilidade de assumir identidades multifacetadas – tanto na sua persona pública quanto na sua vida de trabalho nos bastidores. Como diz o Jimmy: “Ela faz música atemporal. É música baseada em grandes melodias e ótimas letras, e há muitos lados da Janet. Há o lado rock, como Black Cat, um lado mais sensual como That’s The Way Love Goes, o lado funky com What Have You Done For Me Lately. Ela faz isso ser uma experiência completa, e você não se cansar do que ela faz porque não é a mesma coisa o tempo todo. É um arranjo amplo de músicas diferentes e batidas diferentes, e texturas diferentes e tudo mais”. Significantemente, é um talento que não vem com data de validade.

Janet Jackson Emirates Woman

Ela criou um ritmo – geralmente há um espaço de três a quatro anos entre os álbuns – que, segundo o Jimmy, a ajudou a viver uma vida empolgante enquanto ao mesmo tempo possibilita que ela descanse. “Isso faz de você um artista completo e definitivamente ajuda a sua longevidade”. Além disto, ela ainda não está pronta para se aposentar. “Podemos, com certeza, esperar mais álbuns da Janet“, diz o Jimmy. “Digo isto por causa da diversão que tivemos ao fazer o ‘Unbreakable’.Entrando no projeto, sabíamos o que estávamos tentando fazer, que era fazer um álbum ótimo que falava de coisas criativas, então você talvez possa vê-la fazendo muitas coisas diferentes e realmente misturando as mídias diferentes, que é algo que ela faz muito bem. Estou empolgado com o futuro para ela, mas definitivamente esperaria estar no estúdio fazendo música nova muito em breve.”

Então enquanto a maternidade iminente da Janet possa ser seu foco agora, a especialista em surpresas ainda tem muito guardado na manga. Até lá, ela planeja viver sua vida tão anônima quanto possível. Porque quando você é tão famoso quanto a Srta. Jackson, quem pode te culpar por não querer que ninguém te encontre?

Compre aqui a cópia digital da revista 

Leave a Reply