Home > 04. Spotlight > MTV + JANET, Mrs Jackson if ya nasty

MTV + JANET, Mrs Jackson if ya nasty

MTV 35 janet jackson

Apesar da música não ser o carro-chefe da emissora já há algum tempo, a MTV merece todo o mérito e consideração que for capaz de carregar. Por incrível que pareça, há 35 anos atrás a música e a televisão falavam línguas muito diferentes. O rock, sempre em constante mutação, já não soava como no tempo dos Beatles e os jovens e “desajustados” daquela geração, se sentiam pouco representados pelos veículos de mídia. Tudo isso mudou em agosto de 1981, quando uma subsidiária da Viacom Media Networks fez sua primeira transmissão nos Estados Unidos. Sob o slogan “Ladies and gentlemen, rock and roll”, nascia a Music Television.

Com um impulso de se comunicar com um público rejeitado pelas outras emissoras, no início dos anos 1980 a programação da MTV era formada basicamente por vídeo clipes – ainda bastante tímidos, talvez amadores – e shows de rock. Em pouco tempo o canal explodiu e começou a interferir diretamente no mercado fonográfico. Lojas de discos começaram a vender álbuns e singles que não tocavam na rádio, coisa rara, se não inédita, naquele período. O impacto da MTV no público mudou a cabeça das gravadoras e empresários que, aos poucos, começavam a investir cada vez mais na imagem e produções audiovisuais de seus artistas.

janet jackson mtv 35

Em meio a tanta criatividade nasciam novos artistas, com novas propostas, sons e muitas coisas a dizer. Michael e Janet Jackson, Boy George, Madonna e Prince são alguns nomes que surgiram durante a fase de consolidação da MTV. Estes artistas engatinharam, cresceram e dominaram o mundo ao lado da ousada emissora. A história de Janet Jackson com a Music Television é longa e cheia de altos e baixos, mas no fim, pode ser resumida como uma linda e duradoura história de amor.

Depois de lançar o impactante disco ‘Control’, Janet levou pra casa seu primeiro Astronauta de Prata no MTV Video Music Awards de 1987. ‘Nasty’ se tornou referência tanto por sua letra quando pela atitude e movimentos de Janet no vídeo. Apenas três anos depois, após consolidar sua própria carreira e firmar seu nome entre os maiores artistas da década com ‘Rhythm Nation 1814’, a caçula dos Jacksons recebeu uma das honrarias máximas da MTV: o Video Vanguard Award, ela foi a segunda mulher – primeira negra – a receber o prêmio. Mas essa história não se resume a troféus e vídeo clipes.

janet jackson MTV ICON 25

Com o passar dos anos, Janet e a MTV se tornaram boas amigas. Foram inúmeras as indicações no VMA (22 vitórias contando categorias técnicas), participações em programas, entrevistas, making of de clipes, matérias especiais de bastidores, bate-papos deliciosos no saudoso TRL e até uma divertidíssima paródia dos reality shows da emissora em 2008. Em um dos picos de sua carreira, em 1993, a MTV transmitiu ao vivo trechos da janet. World Tour diretamente de Nova York, com direito a contagem regressiva para o Ano Novo. Em 1997 e 98, a emissora ultrapassou a ‘corda de veludo’ ao lado da cantora, que explicou o processo criativo e compartilhou todos os segredos do seu então novo álbum e turnê. Em 2001, Janet foi pioneira mais uma vez ao receber o título de MTV ICON, por seus icônicos video clipes e indiscutíveis contribuições para a cultura pop. Gostando ou não da sua música, não dá pra negar sua influência de Janet Jackson sobre artistas mais novos, nem o quão épicos e poderosos são seu vídeo clipes. Britney, Xtina e Beyoncé; Usher, Aaliyah e Ciara… Uma geração inteira de músicos e performers que se espelharam nos movimentos e pioneirismo de Janet.

mtv janet michael jackson 35

Mas o tempo fechou em 2004. Após o fiasco da apresentação no SuperBowl ao lado de Justin Timberlake – sim, as pessoas esquecem mas ele também estava lá – a relação de Janet com a MTV estremeceu. A emissora, que produzia o show de intervalo, foi processada em milhões de dólares, acusada de promover sexo de maneira irresponsável, e nunca mais participou do evento. Mas o baque maior veio na carreira de Janet, que foi boicotada por todos os canais e rádios debaixo da jurisdição da Viacom e Clear Channel, sem contar o julgamento das pessoas… Seus álbuns seguintes falharam ao alcançar o topo das paradas e os então novos clipes, ‘I Want You’ e ‘All Nite’, passaram despercebidos por grande parte do público.

Foram necessários quase 5 anos e um contrato com uma nova gravadora para Janet e a MTV fazerem as pazes. Às vésperas do lançamento do seu 10º álbum de estúdio, Discipline, Janet voltou a figurar na tela da Music Television. Em 2008, ela voltou pra casa para divulgar o single ‘Feedback. Nos estúdios da TRL ela deu novas entrevistas e se apresentou ao vivo. Foi nesta época em que ela e a MTV riram de si mesmas ao parodiar os realities do canal como My Super Sweet Sixteen e A Shot at Love with Tila Tequila!

janet jackson MTV 35 movie awards spoof trl

Janet Jackson e a MTV passaram dos seus 30 anos de carreira em 2016. 30 anos de parceria e respeito, de influência e, que apesar dos baixos, possui altos que poucos conseguiram atingir ou ultrapassar. A verdade é que nenhuma chegaria onde chegou sem a outra, Janet deu à emissora tudo o que ela precisava para crescer, e a segunda deu à cantora o espaço que ela precisava para falar com seu público e atingir as grandes massas com suas músicas, clipes e mensagem.

You may also like
10 vezes em que Michael Jackson se inspirou na Janet
10 vezes em que Michael Jackson se inspirou na Janet
Janet Jackson Wissam Al Mana Eissa Al Mana Filho
BABY BOOM! Bebê da Janet Jackson quebra a internet
Corrida eleitoral americana faz Janet Jackson voltar ao topo das paradas
Insulto de Trump a Clinton faz Janet Jackson bombar
janet jackson grávida aos 50 anos
JANET na próxima edição da People Magazine

Leave a Reply