TVRtouricn

1. “Intro
2. “Velvet Rope
3. “You
4. “Every Time *
5. “Let’s Wait Awhile/Again
6. Control Medley
Control / The Pleasure Principle / What Have You Done for Me Lately / Nasty

7. Throb
8. Escapade Medley
Escapade / When I Think of You / Miss You Much / Runaway / Whoops Now */ Love Will Never Do (Without You)

9. Alright
10. I Get Lonely
11. Any Time, Any Place (Band Interlude)
12. Rope Burn
13. Black Cat
14. What About
15. Rhythm Nation
16. Special
17. That’s The Way Love Goes
18. Got ‘til It’s Gone
19. Go Deep
20. Together Again

* Performed only on a few shows

TOUR

“Todos nós temos a necessidade de nos sentir especiais. E foi essa necessidade que trouxe você aqui. Foi essa necessidade que me trouxe aqui…”. Com essas palavras, Janet abria os shows da The Velvet Rope Tour. Após um longo período em estúdio, afastada da mídia e do grande público, ela lançou em outubro de 1997 o álbum The Velvet Rope, o mais pessoal e ousado de sua carreira até então. Nas letras, depressão, violência doméstica, bissexualidade, confrontos internos e outros temas bem pessoais. Na sonoridade, mais uma vez a dupla de amigos e parceiros de Jimmy Jam e Terry Lewis assumiram as rédeas, entregando um álbum totalmente diferente de tudo o que haviam feito até então. A turnê começou na Europa em abril de 1998 e, segundo Janet, diferente dos shows anteriores, todo o conceito apareceu de repente em sua cabeça enquanto ela passava por Paris durante a divulgação do álbum, no final do ano anterior. O forte conceito da “corda de veludo” que separa as pessoas umas das outras e de si mesmas, estava presente assim como diversas referências ao teatro e aos anos 20 e 30.

Dividido em momentos mais alegres, outros mais sérios e alguns bem sensuais, Janet mostrava ao público um reflexo de sua vida naquele período, considerado por alguns, “obscuro”. Os cenários e iluminação do palco refletiam a inspiração que Janet tirou do teatro. Em entrevista à MTV, a cantora disse que a iluminação havia sido pensada para dar impressão de que o show era iluminado com velas, como no teatro antigo. Na abertura, Janet saia de dentro de um livro, outra metáfora para o fato dela abrir a sua vida, sentimentos e fantasias mais particulares para a plateia, todas as noites. Mais uma vez, a amiga e também parceira de longa data, Tina Landon, assumia a coreografia da turnê. Dividindo a direção criativa com Janet, Tina criou um show muito mais complexo, impactante e sensual que o anterior (janet. World Tour). A direção musical ficou mais uma vez nas mãos de Rex Sallas e os designs de palco e vídeo com Mark Fischer, que já trabalhou com grandes nomes como Pink Floyd, U2 e The Rolling Stones. 

TVRtouricn4

Como dito anteriormente, dessa vez, a turnê começou na Europa. Janet estava encantada com o lugar, por onde havia passado com sua turnê promocional, e resolveu mudar as coisas um pouco, pois normalmente começasse no país de origem do artista ou banda. Em diversas entrevistas, a cantora afirmou que iniciar os shows na Europa foi a melhor decisão, que as apresentações e público, em geral, eram melhores do que nos Estados Unidos. Os shows de Glasgow e Manchester foram filmados e mais tarde se transformaram no videoclipe da música ‘You’, lançado em meados de setembro, enquanto a turnê passava pela América. 

A transmissão oficial da turnê ficou por conta da HBO. O show que aconteceu em Nova York, no famoso Madison Square Gardem, em 11 de outubro foi transmitido ao vivo e assistido por mais de 15 milhões de pessoas! Mais tarde, lançado em VHS, Laser Disc e DVD. O registro recebeu um certificado de Platina e quatro indicações ao EMMY Awards (o Oscar da televisão americana), levando um dos prêmios técnicos para casa.

Os shows de abertura ficaram nas mãos do então novato Usher e foi na The Velvet Rope Tour que Janet conheceu o jovem dançarino Gil Duldulao, que nos anos seguintes veio a se tornar seu melhor amigo, coreógrafo e diretor criativo. A The Velvet Rope Tour marcou uma fase de transição na vida e carreira de Janet. Marcou seu amadurecimento como artista, ser humano e mulher. Segundo dados divulgados na época, a turnê arrecadou algo em torno de 180 milhões de dólares, que convertidos para a cotação atual, chegaria perto dos 250 milhões.